top of page

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

MICROBIOTA E A RELAÇÃO COM A OBESIDADE

  • Foto do escritor: ANA CAROLINE OLIVEIRA
    ANA CAROLINE OLIVEIRA
  • 25 de mar. de 2018
  • 1 min de leitura

O que é microbiota?


A microbiota intestinal, comumente chamada de flora Intestinal, é um conjunto de seres (bactérias, vírus, fungos e leveduras) que habitam normalmente o trato digestivo do ser humano. Essa microbiota estabelece uma relação dinâmica de benefícios mútuos com o organismo humano da qual resultam a manutenção de normalidade das funções imunológicas, metabólicas, motoras e a correta digestão e absorção de nutrientes. Ela varia de pessoa para pessoa. Cada indivíduo nasce com uma microbiota própria, como se fosse uma impressão digital e com o passar dos anos ela sofre alterações a depender da dieta, do uso de medicamentos (sobretudo antibióticos) e do aparecimento de doenças. O processo de envelhecimento também pode afetar o seu equilíbrio.

MICROBIOTA E A RELAÇÃO COM A OBESIDADE

Existem estudos que comprovam que a composição da microbiota pode ocasionar maior risco de desenvolver obesidade. Há indícios que essas bactérias influenciam na forma de utilização de energia oriunda da alimentação.

As pessoas possuem composições bacterianas diferentes umas das outras, mas as bactérias mais comuns pertencem aos reunia Firmicutes ou Bacteroidetes. Após pesquisas foi constatado que pessoas acima do peso tinham mais Firmicutes em relação às Bacteroidetes. Após perderem peso reduziram a concentração de Firmicutes, ficando com uma microbiota semelhante ao de uma pessoa saudável. A dieta é muito importante para a flora intestinal, foi comprovado que alimentos com alto teor de gordura e açúcar aumentam a concentração de Firmicutes, já uma alimentação rica em fibras e probióticos aumentam as Bacteroidetes e diminuem as Firmicutes.



Referências:

http://www.fsp.usp.br/crnutri/index.php/2015/10/16/microbiota-intestinal-obesidade-e-diabetes-melito-tipo-2-qual-a-relacao/


http://www.uniproctoegastro.com.br/index.php/2016-09-19-13-20-59/327-o-que-e-microbiota-flora-intestinal

 
 
 

Comments


bottom of page