top of page

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

O QUE DEVO COLOCAR NA LANCHEIRA DO MEU FILHO(A)?

  • Foto do escritor: ANA CAROLINE OLIVEIRA
    ANA CAROLINE OLIVEIRA
  • 5 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

Muitos pais têm dúvidas e dificuldades quando vão escolher quais alimentos irão ofertar para seus filhos, isso ocorre porque crianças em idade pré-escolar tendem a querer comer apenas aquilo que elas gostam, normalmente alimentos com quantidades elevadas de carboidrato, açúcar, gordura e sal. A família é responsável pela transmissão da cultura alimentar, ou seja, tudo que for oferecido para a criança desde os seus primeiros meses de vida irá se tornar suas preferências e seus hábitos alimentares ¹. Por isso é importante que a criança consuma alimentos saudáveis em casa, para que esse hábito possa se estender até o ambiente escolar, a escola deve se respaldar ao tomar decisões sobre o que pode ser levado e consumido dentro do seu ambiente. Principalmente ao ser questionada pelos pais. Pois não há sentido em permitir que a criança aprenda maus hábitos alimentares dentro da escola, munindo-se de conhecimento suficiente e estabelecendo condutas claras e regras embasadas sobre o assunto a escola deve estar preparada para auxiliar os pais a aderirem a lancheira saudável ². No site da Abeso você pode conferir 40 opções de combinações saudáveis de alimentos para colocar na lancheira do seu filho.

FICA A DICA:

Todas as opções de lancheira saudável que vamos apresentar contém:

1 carboidrato 1 proteína (lácteo ou não) 1 fruta

O líquido da lancheira será sempre água ou água de coco.

Mesmo que a criança se queixe inicialmente se os pais e a escola se alinharem nesta conduta a aderência se torna mais fácil.

Algumas opções devem ser adaptadas á idade da criança, por exemplo os Nuts não devem ser oferecidos aos menores de 2 anos pelo risco de engasgo.

40 opções de lancheiras saudáveis: http://www.abeso.org.br/dica/hora-do-lanche-40-opcoes-de-lanches-saudaveis

Referências:

¹Jornal de Pediatria – vol. 76, Supl.3,2000

²http://www.abeso.org.br/

* Este tema foi previamente analisado por um responsável técnico na área de Nutrição


 
 
 

コメント


bottom of page