POR QUE AS VEZES RECUPERAMOS O PESO PERDIDO?
- ANA CAROLINE OLIVEIRA
- 4 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Quando consumimos mais do que gastamos, esse excesso é armazenado na forma de gordura dentro das células de gordura do tecido adiposo, chamadas células adiposas. O peso do indivíduo reflete no número e tamanho dessas células. Este número aumenta mais rapidamente durante os anos de crescimento, no fim da infância e no início da puberdade, mas pode voltar aumentar se seu equilíbrio energético for positivo, ou seja ingerir mais do que gastar energeticamente. Os indivíduos obesos possuem mais células adiposas do que os indivíduos com peso saudável, eles também possuem células bem maiores.
Quanto mais comemos mais essas células se expandem e ativam o aumento das mesmas estimulando a sua proliferação, de maneira que os números aumentem novamente.
A obesidade só acontece quando o número de células adiposas de uma pessoa aumentar em número, tamanho ou em ambos.

Quando você emagrece as células adiposas diminuem em tamanho, mas não em número. Os indivíduos que têm mais células adiposas tendem a ganhar o peso perdido mais rápido, pois suas células adiposas serão preenchidas prontamente.
Em contrapartida uma pessoa que tem seu peso médio e uma quantidade média de células adiposas podem ter mais sucesso na manutenção do peso perdido, quando a suas células encolhem tanto seu número, quanto seu tamanho ficam normais.
Em resumo, controlar a obesidade é mais fácil no período de crescimento, quando as células aumentam em número.
A gordura é armazenada no tecido adiposo, pode ser usada como uma energia extra, quando estamos ativos e precisando de mais energia, mas o acúmulo de gordura nos órgãos como o coração e o fígado, podem desencadear muitas doenças .
Referência: Nutrição, vol. 2: aplicações / Ellie Whitney, Sharon Rolfes; tradução All Tasks. São Paulo : Cangage Learning, 2008.
* Este tema foi previamente analisado por um responsável técnico na área de Nutrição
Comments