DESINFORMAÇÃO E CHARLATANISMO NA NUTRIÇÃO, SAIBA COMO EVITAR
- ANA CAROLINE OLIVEIRA
- 13 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Hoje em dia, recebemos muitos e-mails e vemos muitas "informações" nas mídias sociais com conteúdos que nos deixam abismados; você recebeu e-mails ou mensagens dizendo que bananas da Costa Rica estavam provocando a doença Fascite Necrosante, ou transmitindo AIDS? Isso é muito mais comum do que você pensa e sim você foi enganado pela desinformação da internet.

A nutrição está em alta, estão acontecendo descobertas científicas muito válidas, mas junto com elas existem milhares de alegações enganosas e infundadas.
Daremos algumas dicas sobre quais são os sinais de que o produto que está sendo oferecido ou a informação que está sendo dada é verdadeira ou falsa.
DICAS IMPORTANTES:
1) SATISFAÇÃO GARANTIDA: Os vendedores podem fazer promessas milagrosas, mas os consumidores não poderão cobrá-los.
2) SOLUÇÕES RÁPIDAS: Até mesmo os tratamentos comprovados levam algum tempo para fazer efeito.
3) NATURAL: Natural não é necessariamente melhor ou mais seguro; qualquer produto forte o bastante para ser eficaz também é forte o bastante para provocar efeitos colaterais.
4) UM PRODUTO PARA TODOS OS PROBLEMAS: Nenhum produto pode tratar um grupo tão diferente de doenças.
5) TESTADO PELO TEMPO: Tais descobertas seriam divulgadas e aceitas pelos profissionais de saúde.
6) DEPOIMENTOS PESSOAIS: Os boatos são a forma mais fraca de evidência.
7) JARGÃO MÉDICO SEM SENTIDO: termos falsos como o do remédio acima "controla o ponto de estímulo da fome (PEF) escondem a falta de comprovação científica.
Há muitos meios de descobrir se a informação que você está acessando é verdadeira. Sempre que você ouvir notícias sobre Nutrição, considere a fonte. Pergunte-se: a pessoa que fornece essas informações está qualificada para falar sobre Nutrição? As informações são baseados em pesquisas científicas? Em caso negativo encontre uma fonte melhor porque a sua saúde é o seu bem mais precioso.
Verifique as fraudes e rumores relacionados à saúde em: www.cdc.gov/hoax_rumors.htm e www.urbanlegends.com/ulz
Referência: Nutrição, vol. 2: aplicações / Ellie Whitney, Sharon Rolfes; tradução All Tasks. São Paulo : Cangage Learning, 2008.
* Este tema foi previamente analisado por um responsável técnico na área de Nutrição
Comments