A importância dos alimentos industrializados
- ANA CAROLINE OLIVEIRA
- 19 de out. de 2018
- 1 min de leitura
MITOS E PRECONCEITOS SOBRE ALIMENTOS PROCESSADOS OU INDUSTRIALIZADOS
A comunicação por mensagens distorcidas sobre alimentos industrializados pode afetar e prejudicar os consumidores por induzirem o erro e gerar confusão na escolha do produto para consumo. Portanto, é necessário tomar alguns cuidados na hora de repassar qualquer informação sobre processados/industrializados, não é correto utilizar esses termos como sinônimos de alimentos ruins.
Segundo o ITAL, existem algumas inconsistências na “classificação” NOVA dos alimentos, uma vez que conflita diretamente com a autoridade regulatória que aprova alimentos industrializados para consumo e estes são contestados pela mesma. Além de que esta “classificação” não encontra sustentação na ciência e tecnologia de alimentos.

Na classificação nova existe a categoria de alimentos ultraprocessados, onde ocorre uma generalização na lista de alimentos citados como ultraprocessados, pois estes alimentos são diversos e suas composições variadas.
A avaliação de um produto pelo nome de sua categoria acaba gerando preconceitos e a grande quantidade de exceções que estão presentes na categoria mostra que a generalização feita não coincide com a realidade.
Então, o que são alimentos processados?
“Qualquer alimento que sofra alguma modificação intencional antes de ser consumido é considerado um alimento processado, do ponto de vista tecnológico”.
O processamento é feito para diversas finalidades, como conservar o alimento e tornar este adequado para preparações culinárias.
Os alimentos processados e industrializados representam quase a totalidade das refeições diárias e estão presentes na maioria dos pratos dos brasileiros.

INDUSTRIALIZADOS X PROCESSADOS
Alimento processado Alimento processado
por meio da atividade nos lares, serviços de alimentação
industrial, máquinas e e indústria.
equipamentos.
* Este tema foi previamente analisado por um responsável técnico na área de Nutrição
Referências: ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos
Commentaires