Processo de industrialização dos alimentos
- ANA CAROLINE OLIVEIRA
- 19 de out. de 2018
- 1 min de leitura
ALIMENTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS
O alimento minimamente processado é aquele que é retirado da natureza e não recebe modificações após deixá-la, seja ele de origem vegetal ou animal. Para o alimento ser considerado minimamente processado este só pode sofrer alterações como: higienização, retirada de partes impróprias para consumo, refrigeração, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento ou congelamento. Não é permitido a adição de sal, açúcar ou qualquer tipo de conservante.
Exemplos de alimentos minimamente processados:
Frutas e verduras, farinhas de trigo de todos os tipos, ovos, arroz, feijão, lentilha, frutas oleaginosas são alguns exemplos de alimentos minimamente processados.
ALIMENTOS PROCESSADOS
Alimentos processados são alimentos que deixam de ser in natura ou minimamente processados após a adição de açúcar, sal ou qualquer outro tipo de conservante. Estes alimentos passam por processos de cozimento, cura, secagem, fermentação, congelamento, entre outros.
Exemplos de alimentos processados:
Pães, embutidos, enlatados, frutas em calda, frutas cristalizadas, sardinhas e queijos são alguns exemplos de alimentos processados.
ALIMENTOS ULTRA PROCESSADOS
Produtos cuja fabricação envolve diversas etapas, técnicas de processamento e ingredientes, estes alimentos são os que trazem mais riscos à saúde de quem os consome. Como os alimentos são modificados, podem em alguns casos provocar doenças, como o colesterol alto, diabetes, problemas no coração, câncer, obesidade e deficiências nutricionais.
* Este tema foi previamente analisado por um responsável técnico na área de Nutrição
Referências:
Guia alimentar para população brasileira-2°Edição- Brasília- 2014 DF
http://www.cfn.org.br/index.php/alimentos-ultraprocessados
Comments