top of page

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

Buscar

Fibras no auxílio da redução de peso, triglicerídeos e colesterol

  • Foto do escritor: ANA CAROLINE OLIVEIRA
    ANA CAROLINE OLIVEIRA
  • 2 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

A importância da utilização de fibras alimentares no tratamento dietoterápico da obesidade, visto que as fibras alimentares solúveis (pectina, goma-guar, mucilagem) e insolúveis (celulose, lignina, hemicelulose) tem ação direta sobre os componentes da mesma, como atuação na glicemia, redução das concentrações séricas de colesterol, auxilio na redução do peso corporal e ação, mesmo que discreta, na redução dos níveis pressóricos. Consumir a quantidade diária adequada de fibras se faz indispensável, visto que, excessos podem causar reações indesejáveis e quantidades aquém do recomendado não garantem o efeito esperado.

Fibras dietéticas são consideradas alimentos funcionais, pois apresentam benefícios para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Abrangem grande variedade de substâncias com baixa digestibilidade e podem ser classificadas segundo sua solubilidade em água: sendo solúveis e insolúveis.

Fibras solúveis incluem pectinas, goma-guar, mucilagens e algumas hemiceluloses e entre as fibras insolúveis encontram-se celulose, hemicelulose e ligninas.

As fibras solúveis são gelificantes, ao contato com a água formam um retículo no qual ocorre a inclusão da água, gelificando-se a mistura.

Encontradas principalmente nas frutas e vegetais, especialmente laranjas, maçãs e cenouras, são encontradas também nos folículos da casca, na cevada e nos legumes, formam misturas de consistência viscosa cuja graduação depende da origem do vegetal ou da fruta utilizada.

As fibras insolúveis (celulose, lignina e hemiceluloses restantes) aumentam a sensação de saciedade, aumentam o bolo fecal e aceleram o tempo de trânsito intestinal, facilitando o peristaltismo e evitando, assim, a obstipação intestinal. As principais fontes são: frutas, verduras, cenoura, aspargo, sementes, farelo de trigo, milho, leguminosas, arroz, trigo, pães e massas integrais.

De modo geral essas fibras estão relacionadas à prevenção de diabetes melito, doenças cardiovasculares, obesidade, auxilio na perda de peso, aumento da saciedade, promoção da redução de colesterol e triacilglicerol plasmático, diminuição a glicemia, entre outras funções.

Entre entre as fibras do alimento, as solúveis apresentam efeito hipoglicêmico, hipocolesterolêmico, atuam retardando esvaziamento gástrico e podem ser metabolizadas no cólon, fornecendo ácidos graxos de cadeia curta e as fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, a absorção da glicose e reduzem o colesterol no soro sangüíneo e acrescenta que as fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, aumentam o peso das fezes, contribuindo para a redução do risco de doenças do trato gastrointestinal.


Encontramos as fibras solúveis em cereais como, cevada, aveia, farelo de aveia, centeio. Frutas, maçã e maracujá. Leguminosas, sementes, cascas, hortaliças.


As fibras insolúveis são encontradas nas frutas, leguminosas, sementes! Repolho, cenouras, farelo de trigo, cereais integrais.

UTILIZAÇÃO DE FIBRAS NO TRATAMENTO DIETOTERÁPICO DA SÍNDROME METABÓLICA

Liliane Caetano Milane1, Ívyna Spínola Caetano Jordão2

Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. ISSN 1981-9919 versão eletrônica

Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício

www.ibpefex.com.br-www.rbone.com.br

*Este tema foi previamente analisado por um responsável técnico na área de Nutrição

 
 
 

Commentaires


bottom of page